domingo, 20 de março de 2016

Lição 2 - Acender um LED

Muito bem, na Lição 1 - Primeiros passos instalámos e configurámos o programa Arduino Software (IDE) e ligámos a placa Arduino ao computador.

Agora já estamos preparados para começar a programar no Arduino. Vamos então fazer o nosso primeiro Sketch.

1. Ligar o Arduino ao computador
Liga o Arduino ao computador pela porta USB

2. Executar a aplicação Arduino
Executa a aplicação Arduino no menu Iniciar do Windows, deverá aparecer uma janela igual a esta

Ao abrires aplicação Arduino é automaticamente aberto o último Sketch ou, caso não tenhas ainda criado um Sketch, é aberto um Sketch vazio.

4. Estrutura de um Sketch
A estrutura de um Sketch é composta por duas funções setup e loop.

Função setup - o código escrito nesta função é executada uma vez, quando o Arduino é ligado.

void setup() {
  // put your setup code here, to run once:

}

Função loop - o código escrito nesta função é executada repetidamente enquanto o Arduino estiver ligado.

void loop() {
  // put your main code here, to run repeatedly:

}

5. O meu primeiro Sketch
Neste primeiro Sketch só vamos utilizar a função setup vais escrever o seguinte código dentro da função setup.

  pinMode(13, OUTPUT);
  digitalWrite(13, HIGH);


6. Portas do Arduino
A Arduino tem portas Analógicas e Digitais, no caso do Mega 2560 - existem 54 portas digitais e 16 analógicas. As portas digitais do Arduino podem ser entradas ou saídas de sinal. 

Para configurar e ativar uma porta digital, usámos duas novas funções pinMode e digitalWrite.

A função pinMode indica se a porta é de entrada ou saída. Assim no código anterior estamos a dizer que a porta digital número 13 é uma porta para saída de sinal (OUTPUT).

A função digitalWrite permite ligar (HIGH) ou desligar (LOW) a porta indicada. No nosso caso estamos a ligar a porta digital 13.

7. Compilar e enviar Sketch para o Arduino
Agora que temos o Sketch criado falta enviá-lo para o Arduino. Para tal segue os passos seguintes.
 
  • Guardar o Sketch o computador - Na opção Ficheiro > Guardar, grava o Sketch no teu computador
  • Compila o Sketch para verificar se não existem erros, através da opção Verificar
 
  • Se não existirem erros de compilação, envia o Sketch para o Arduino através da opção Envio
 
8. Desliga o Arduino
Muito bem, neste momento já tens o programa carregado no Arduino e podes desligá-lo do computador.
 
9. Esquema eletrónico
Agora vamos fazer a ligação dos componentes eletrónicos. Vamos precisar de:
 
1 - LED Verde
1 - Resistência de 220 ohms (vermelho, vermelho, castanho)
1 - Breadboard
2 - Condutores
 
Coloca os componentes na breadboard da seguinte forma
  • Liga a resistência á perna grande do LED
  • Com um condutor liga a outra ponta da resistência à porta 13 do Arduino
  • Com o segundo condutor liga a outra ponta do LED (perna curta) à porta GND do Arduino.




 
10. Ligar o Arduino
Agora que já tens o Arduino com o Sketch e os componentes eletrónicos ligados, podes voltar a ligar o Arduino ao computador ou com uma pilha. O Arduino irá arrancar e o LED irá ficar ligado.

 

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