sexta-feira, 25 de março de 2016

Lição 5 - Poteciómetro e portas analógicas

Olá amigos até agora utilizámos sempre as portas digitais do Arduino. Estas portas digitais podem ser configuradas como sinal de saída ou entrada e valor delas pode ser 0V ou +5V.

Mas o Arduino tem portas analógicas, estas são diferentes das portas digitais. Pois, podem assumir valores entre 0 a 1023 quando é um sinal de entrada ou 0 a 255 quando é um sinal de saída.

Hoje vamos melhorar o esquema da Lição 3 - LED pisca-pisca. Vamos utilizar um potenciómetro e uma porta analógica para fazer variar a velocidade a que o LED pisca.

Lição 4 - Ligar LED com botão

Caros amigos hoje vamos aprender como ligar um LED ao carregar num botão.

Para isso vamos usar duas instruções novas:
- a função digitalRead, que permite ler o sinal de uma porta digital
- a estrutura if{...} else {...}, é uma estrutura de decisão que vamos analisar com mais calma

domingo, 20 de março de 2016

Lição 3 - LED pisca-pisca

Usando o mesmo esquema eletrónico da Lição 2 - Acender um LED hoje vamos aprender como fazer um LED piscar. Para isso vamos usar uma função nova - delay.

Esta função faz com que o Arduino fique em espera por um determinado tempor. Este tempo é definido em milissegundos e cada 1000 milissegundos é igual a 1 segundo.

Lição 2 - Acender um LED

Muito bem, na Lição 1 - Primeiros passos instalámos e configurámos o programa Arduino Software (IDE) e ligámos a placa Arduino ao computador.

Agora já estamos preparados para começar a programar no Arduino. Vamos então fazer o nosso primeiro Sketch.

Lição 1 - Primeiros passos

Os primeiros passos na aventura Arduino passa por descarregar e instalar a aplicação Arduino Software (IDE). Esta aplicação permite desenvolver e carregar para o Arduino programas chamados Sketchs.